IoT

ESPEASY – Guia MAIN detalhada

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em IoT.

Nesta sequência de dicas rápidas para o ESPEASY, irei detalhar cada item dos menus do ESPEASY. Quero poder explicar em mais detalhes muitos macetes que aprendi usando este software incrível, bem como esclarecer a organização dos recursos. Iremos começar, é claro, pelo menu principal da aplicação que é aberto assim que iniciamos a interface WEB do ESPEASY, a guia MAIN.

Abaixo segue uma imagem:
image001

Temos os seguintes itens:

Unit Number

Este item é uma identificação da sua unidade ESPEASY. Isso é configurado na aba Config. Serve para podermos passar comandos entre unidades ESPEASY. Você poderia ter um ESPEASY acionando outro através de regras, sem usar um controlador MQTT ou outro controlador do gênero. Isso é útil para criarmos algumas regras simples, automatizando algumas tarefas.

Isso simplifica a programação de regras, pois os diversos ESPEASYs da rede se reconhecerão. Deste modo, você poderá dar comandos a qualquer unidade dentro da sua rede sem usar o IP, apenas referenciando o numero da unidade, como o exemplo:

on demoEvent do
   sendTo 2,GPIO,2,1
endon

 

Git Build

Este item mostrará qual é a versão do ESPEASY que está instalada, baseado no GITHUB. Isso é importante para sabermos quais recursos o nosso CHIP possui habilitado. Como temos diversas versões e cada uma delas tem alguma particularidade, é importante checarmos isso sempre.

Para mais detalhes de versionamento, acesse:

https://www.letscontrolit.com/wiki/index.php/ESPEasy

Local Time

Hora local do sistema. Note que o ESP8266 não possui um relógio como temos em nossos PCs. Quando eu desligo um CHIP desses, a hora é reinicializada, a menos que você tenha um modulo RTC (REAL TIME CLOCK). Uma saída para isso é adicionar um Servidor NTP (NETWORK TIME PROTOCOL). Esta configuração é feita na guia TOOLS, ADVANCED.

Uptime

Tempo em que o seu ESPEASY está ligado. É importante sempre observar esse item já que o ESPEASY é extremamente estável. Valores baixos aqui podem indicar algum problema na sua rede elétrica, configurações ou ligações. Os meus ESPEASYs só desligam quando eu corto a eletricidade. Uma dica: problemas com WI-FI (sinal ruim, roteador problemático, etc) podem causar reinícios no ESPEASY. Passei por problemas assim e foi muito difícil de identificar. Só pararam quando comprei um roteador mais parrudo.

Load

Este é o valor da carga de trabalho do ESPEASY. Quanto do processamento da unidade está comprometido. O valor logo após é o LOOP COUNT (LC) da unidade. O ESPEASY utiliza instruções gravadas no firmware e as executa constantemente, em LOOP. Este valor identifica quantas vezes ocorreram as instruções.

Free Mem

É o valor de memória livre do CHIP. Com todas as configurações, regras e controladores carregados, este valor identifica quanto de memória ainda está disponível. Pela documentação do ESPEASY, 20000 deve ser o valor mínimo disponível para que ele fique feliz.

Free Stack

Neste campo é demonstrado o quando da PILHA DE MEMORIA (MEMORY STACK) está livre do ESPEASY. O valor não deve chegar próximo de 5000. Se o valor estiver muito alto, podemos ter problemas de reinicio do ESP8266 (o erro de STACKOVERFLOW). Caso você esteja com este valor alto, verifique regras e configurações.  

IP Address

Este é o endereço IP do seu ESPEASY na rede WI-FI. A configuração do IP e da rede é feita na guia CONFIG.

RSSI

Este é o valor do sinal do WI-FI conectado no seu ESPEASY. O valor deve ficar abaixo de -90dB (o que é muito ruim: quanto mais próximo de zero, melhor). Veja um exemplo: o meu ESPEASY que fica na sala, a uns dois metros do roteador, tem o valor de -41 dB. O que fica no quarto, com duas paredes de separação tem -73 dB. Obviamente o sinal no quarto é pior. Conseguimos trabalhar com o ESPEASY tranquilamente com até -78 dB. Acima disso, temos problemas de conexão.

Relacionados