Monit.

Transferir uma VM da Azure para o VMWARE usando o VMWARE CONVERTER

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em Linux.

Nesta dica, vamos ver como fazemos para criar uma cópia de uma Máquina Virtual localizada na Microsoft Azure para um servidor VMWARE. Me deparei com este processo pois precisava criar uma máquina de teste para um servidor nosso. Como tinha espaço sobrando no meu VMWARE, achei mais barato copiar a máquina da Azure do que criar uma cópia lá.

Para efeito de registro, utilizo o VMware Vcenter Server 5.0.0 e o VMware Converter Standalone 6.1. Já usei esta mesma tática para converter uma VM para o Hypervisor. A máquina a ser copiada usa um Linux Debian 8 (Jessie).

Vamos ao processo.

Abra o VMware Converter:
image001

Clique em Convert Machine, será exibido a seguinte tela:
image002

Note que aqui iremos colocar o endereço IP do servidor que será copiado. Tenha certeza que possui acesso com root e que a porta ssh (22) esteja visível para o Converter. Digite os dados de login e IP e pressione NEXT:
image003

Nesta tela, digite os dados do seu Vcenter, como o IP, usuário e senha. Em seguida pressione Next:
image004

Escolha o nome para esta VM e o local onde ela será criada no Vcenter e pressione Next:
image005

Nesta tela, você deverá escolher em qual unidade de armazenamento a VM será copiada dentro do seu Vcenter e pressione Next:
image006

Nesta tela será apresentado uma consolidação da criação da VM. Confira e, se estiver tudo ok, pressione Next:
image007
Esta tela exibe apenas um resumo do que foi definido nas etapas anteriores. Pressione Finish:
image008

Aguarde a criação da tarefa no Converter:
image009

Veja que depois deste processo concluído, você terá a sua máquina virtual da Azure copiada para o seu ambiente VMware. Podemos fazer este processo para as mais diversas máquinas, não se limitando a máquinas na Azure, como por exemplo para virtualizar uma máquina física. O Converter é uma ferramenta muito versátil e útil.