Monit.

ESPEASY – GUIA CONFIG DETALHADA

Escrito por Douglas Baiocco. Publicado em IoT.

Continuando com o detalhamento do ESPEASY, hoje apresento a guia CONFIG. Nela estão as principais configurações básicas para o funcionamento do ESPEASY. Veja abaixo com mais detalhes:

image001

 

Unit Name

Neste item de configuração, você muda o nome da sua unidade. É um jeito fácil de você identificar seus dispositivos. Este item também define o nome que esta unidade terá no MQTT.

Unit Number

Defina aqui o número da unidade. Este item é uma identificação da sua unidade ESPEASY. Serve para podermos passar comandos entre unidades ESPEASY. Você poderia ter um ESPEASY acionando outro através de regras, sem usar um controlador MQTT ou outro controlador do gênero. Isso é útil para criarmos algumas regras simples, automatizando algumas tarefas.

Isso simplifica a programação de regras, pois os diversos ESPEASYs da rede se reconhecerão. Deste modo, você poderá dar comandos a qualquer unidade dentro da sua rede sem usar o IP, apenas referenciando o número da unidade, como o exemplo:

on demoEvent do

   sendTo 2,GPIO,2,1

endon

Append Unit Number to hostname:

Esta opção adiciona o número da Unidade ao HOSTNAME dela. Ideal para organizar as unidades quando temos várias em um mesmo local ou com mesmo nome.

Admin Password:

Senha do ADMIN da interface de configuração. É extremamente recomendável preencher essa informação com uma senha forte para evitar acessos indevidos.

SSID:

Este é o SSID da rede WI-FI que o ESPEASY está conectado.

WPA Key:

Esta é a senha do WI-FI onde o ESPEASY está conectado

Fallback SSID:

Neste item, podemos definir uma rede WI-FI de “BACKUP” para o caso da rede principal não estiver disponível para conexão. É uma forma de garantir que a unidade esteja conectada mesmo que a rede principal não esteja disponivel.

Fallback WPA Key:

Definimos a senha da rede WI-FI BACKUP

WPA AP Mode Key:

Ao iniciar, se o ESP não conseguir conectar no WI-FI, ele entrará em modo AP (gerando uma rede WI-FI) e neste campo podemos definir qual é a senha desta rede.

Client IP block level:

Como medida de segurança, podemos definir uma restrição de IPs que podem acessar nosso ESPEASY. Temos 3 opções:

·         Allow All: Todos os IPs são permitidos (sem restrição);

·         Allow Local Subnet: todos os IPs na rede (determinado pela máscara) podem acessar

·         Allow IP Range: Defina um intervalo de números IP que podem acessar.

Access IP lower range:

Relacionado com a configuração de cima, aqui você define o menor valor de IP no intervalo permitido a acessar o ESPEASY

Access IP upper range:

Relacionado com a configuração “Client IP block level”, aqui você define o maior valor de IP no intervalo permitido a acessar o ESPEASY;

ESP IP:

Defina aqui o IP do ESPEASY. Caso você deixe vazio e seu ESP conecte em uma rede WI-FI com DHCP ativado, o endereço IP será configurado automaticamente (visível na guia MAIN). Se quiser um IP fixo, preencha este campo.

ESP GW:

Defina aqui o gateway da sua rede (vale a mesma dica do item anterior: se quiser automático, deixe vazio)

ESP Subnetmask:

Informe a Máscara da sua rede (vale a mesma dica do item anterior: se quiser automático, deixe vazio)

ESP DNS:

Informe o endereço DNS usado em sua rede (vale a mesma dica do item anterior: se quiser automático, deixe vazio)

Sleep awake time:

O ESPEASY pode ser usado em CHIPs alimentados por baterias. Isso é muito importante quando tratamos de sensores colocados em locais mais afastados. Para tanto, temos opções para economizar as baterias usando um recurso chamado SLEEP. No ESPEASY, este campo sinaliza ao software quanto tempo ele deve permanecer “acordado” após retornar do SLEEP.

No modo SLEEP (mais precisamente no DEEP SLEEP, que é o que esta configuração trata) o CHIP ESP8266 desliga todos os recursos, mantendo apenas o contador de tempo interno. Após algum tempo predeterminado, ele “acorda”, executa o que deve ser executado (conecta no WI-FI, executa a leitura de sensores e envia ao MQTT BROKER, por exemplo) e entra novamente em SLEEP. Nesta configuração informamos quanto tempo deve ter a etapa “acordado” dele. Assim evitamos problemas com ele voltar a “dormir” antes de terminar tudo o que ele deveria fazer.

Para mais informações sobre o SLEEP do ESP8266, acesse: https://www.letscontrolit.com/wiki/index.php/SleepMode

Sleep time:

Esta configuração determina o tempo que o ESP8266 ficará “dormindo”.

Sleep on connection failure:

Caso aconteça uma falha na conexão com o ponto de acesso (WI-FI), o ESPEASY entra em SLEEP para economizar energia.